quinta-feira, 18 de abril de 2013

REAs- Recursos Educacionais Abertos

Olá Pessoal,
Foi através da indicação dos sites de Recursos Educacionais Abertos REAs, cursando o PAFC 2013 –Programa de Formação Continuada ofertado pela UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR e o NUTEAD- Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância, na realização das atividades propostas no módulo 4 de Recursos Multimídias para a Educação, encontrei o Portal do Professor que disponibiliza materiais em vários formatos e temáticas dentro da área educacional para compartilhamento. 
O site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ tem muitas temáticas em diferentes formatos, apesar de estar na área de Educação, nunca acessei o mesmo. Pois, como atuo como intérprete de Libras em sala de aula, a responsabilidade dos conteúdos das disciplinas escolares são dos professores regentes, quando preciso de algo mais específico da língua de sinais busco nos sites que já conheço. Mas, estar fazendo o PAFC 2013 tem sido de grande aprendizado e descobertas, inclusive do site citado. Apesar de já conhecer alguns dos materiais postados (vídeos, textos, entrevistas), o objetivo é revisitar, reler, inteirar-se e compartilhar. Já usei o vídeo “O Som do Silêncio” em reuniões pedagógicas, oficinas e palestras sobre a surdez, surdos, Libras e temas envolvidos.
A história parece infantil, mas é para sensibilizar e levar a reflexão de como é a minha, a sua, a nossa atitude ao depararmos com alunos inclusos no ensino regular. RESPEITO às diferenças sejam elas quais forem!  A temática do vídeo é sobre surdo, mas a nossa postura precisa ser a mesma. Para quem está no caminho da Educação Especial – Surdez o portal traz muitos materiais instrutivos, informativos e práticos, com indicações do site www.vezdavoz.com.br/ que foi criado em 2004 que luta pela inclusão da pessoa com deficiência.  

       A relação de links de REAs são sites gratuitos em diversas áreas desde Literatura a Gestão de Empresas. Alguns somente em inglês e outros que não emitem certificados, mas que possuem bons materiais. Visitei o http://veduca.com.br/index.php  que tem aulas de universidades estrangeiras renomadas traduzidas para o português. Os temas variam: administração de negócios, jornalismo, direito, educação, engenharia, filosofia e religião, política e geografia, entre outros. Como faço Bacharelado em Teologia o tema filosofia e religião são frequentes e o que é abordado é interessante para meu aprendizado, mas acessei outros temas para que possa indicar aos profissionais de cada área de ensino.
 Segue abaixo o vídeo " O Som do Silêncio" e a listagem dos Recursos Educacionais Abertos (REAs): 

  Links dos Recursos Educacionais Abertos REAs



·         http://es.childrenslibrary.org/
·         http://ocw.mit.edu/courses/  
·          www.ted.com
·         www.tedxsaopaulo.com.br/
·         www.senai.br/ead/transversais/
·         http://www.saylor.org/
·         https://education.skype.com/
·         http://veduca.com.br/index.php
·         http://www.ocw.unicamp.br/
·         http://acervodigital.unesp.br/
·         http://oyc.yale.edu/
·         www.hsw.uol.com.br
·         www.coursera.org
·         www.dominiopublico.gov.br
·         www.labvirt.fe.usp.br
·         jedi.wv.com.br
·         www.moodle.org.br

 Fontes: 

Acesso em 02/04/2013

Apostila: PAFC 2013 Recursos Multimídia para Educação Módulo 4 - Profª Ms. Claudia Cristina Muller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário