quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conhecendo as terminologias na Libras.

Quem são os surdos? 

1
São aqueles que perderam a audição de forma parcial ou totalHá muitos graus de perda auditiva, hoje dizemos que surdos são aqueles que usam a língua de sinais para se comunicar e deficientes auditivos aqueles que com uma prótese podem reconhecer pelo som as palavras


O que é o Surdo-Mudo?
Erro social dado ao fato de que o surdo vive num “silêncio” rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).
Surdo: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição

Mudo: problema ligado à voz.

O que é a deficiência auditiva?

Símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva (surdez).
Fonte: ABNT NBR 9050, segunda edição 31.05.2004.
2
É apenas uma perda sensorial por isto as pessoas com problemas de audição tem potencialidade igual a de qualquer ouvinte.
Comunicação com liberdade e segurança. Para os surdos a língua de sinais é fundamental, pois só através dela podem se comunicar com liberdade e segurança.
Educação acesso à cidadania: a educação de uma pessoa surda se dará de forma diferente de acordo com a época em que a surdez acontecer. Ela precisará de um atendimento especializado para conseguir uma educação de qualidade e poder participar da sociedade como cidadã. 



 Linguagem: Capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.
3

Língua: conjunto do vocabulário de um idioma, e de suas regras gramaticais; idioma. Por exemplo: inglês, português, LIBRAS.




Língua de Sinais: É a língua dos surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal comunicação visual, a língua de sinais dos surdos urbanos brasileiros é a LIBRAS.



Cultura Surda:  Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez,  por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala , tendo ainda uma cultura característica. Em quase todas as cidades do mundo vamos encontrar associações de surdos onde eles se reúnem e convivem socialmente.Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo. Descreve a pesquisadora surda:

[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social.
(PERLIN, 2004, p. 77-78)

Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008. (p.24)


 Movimento Setembro Azul
É o mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas.  Alia-se a cor azul que simboliza a Comunidade Surda em todo mundo e está presente no laço que representa o conceito de SER SURDO.
Tem o objetivo de promover seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas entre outras atividades em todos os estados brasileiros.

4


Tradutor/ Intérprete de LIBRAS: pessoa ouvinte que traduz/ interpreta para os surdos uma comunicação falada usando a língua de sinais e vice-versa.No caso da Libras para Língua Portuguesa, da Língua Portuguesa para Libras. 




5
Referências

             http://www.portaldosurdo.com/
             http://setembroazulrs.blogspot.com.br
¹ Sinal-Surd@¹: Escreve o símbolo @ como forma neutra para o gênero feminino ou masculino.
³ http://www.portaldoprofessor.mec.gov.pr  
5 Sinal- Intérprete 


2 comentários: