quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aprendendo o Alfabeto Manual ou Datilológico



  O Alfabeto Manual é a soletração de letras na mão. É aconselhável soletrar devagar, formando palavras com nitidez. Entre a palavras soletradas, é melhor fazer uma curta pausa ou mover a mão direita para o lado esquerdo  como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o outro lado. Normalmente o Alfabeto Manual é utilizado para soletrar nomes de pessoa, de lugares, de rótulos etc, é para vocábulos não existentes na língua de sinais. 
  O convívio  com a pessoa surda, ela certamente te dará um sinal de seu nome, para que não precise soletrar cada vez que queira te chamar ou citar algo sobre você.

  Observe que as letras H, K e P tem a mesma configuração (posição) de mão, o que muda são os movimentos, por isso algumas letras e sinais possuem setas que são a direcionalidade do movimento. No Alfabeto Datilológico de Libras temos 26 letras + o Ç. que a letra C com um leve movimento. Além do Alfabeto Manual , temos os numerais e as Configurações de Mãos. 

Direcionalidade do Movimento

ASPECTOS ESTRUTURAIS
A LIBRAS têm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Três são  seus parâmetros principais ou maiores: a Configuração da(s) mão(s)-(CM), o Movimento - (M) e o Ponto de Articulação - (PA); e outros três constituem seus  parâmetros menores: Região de Contato, Orientação da(s) mão(s) e Disposição da(s) mão(s).(FERREIRA BRITO, 1990)
 Parâmetros principais
Os parâmetros principais são : 
a) configuração da mão (CM)
b) ponto de articulação (PA)
c) movimento (M) 

http://www.feneismg.org.br/doc/Aspectos_linguisticos_LIBRAS.pdf


2 comentários:

  1. Que bom poder mais um conhecimento sobre este mundo maravilhoso do aprendizado em LIBRAS, muito obrigado sempre que eu poder estarei aprendendo mais com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Mais o que é Alfabeto Datilológico

    ResponderExcluir